terça-feira, 5 de abril de 2011

Decretaram a morte dos blogs. De novo.

 
Não é de hoje que profetas do apocalipse afirmam que os blogs subiram no telhado, seguindo o mesmo destino de outras ferramentas como mIRC, ICQ e Napster. Em 2008, a mesma Wired que anunciou recentemente a morte da Web já havia afirmado: “Twitter, Flickr, Facebook fazem os blogs parecerem tão 2004″ (recomendando, inclusive, que pessoas que estivessem pensando em começar um blog abandonassem a ideia). Um ano depois, uma matéria no The Guardian fez a mesma fatídica previsão, também imputando esse “assassinato” à ascensão de mídias sociais como o Twitter.

Pois bem: agora foi o New York Times, que em matéria publicada no fim de fevereiro, baseada em pesquisa realizada pelo Pew Research Center, afirmou que os blogs estão perdendo seu apelo. Para tanto, cita casos como o do aspirante a cineasta Michael McDonald, que deixou de postar seus vídeos no blog para publicá-los diretamente no Facebook, onde seus amigos também podem ver e comentar seus trabalhos. O texto do NY Times inspirou uma matéria da Folha de S. Paulo cujo título vaticina: “Novas gerações abandonam blogs”. E aí, será que podemos chegar à conclusão de que o ato de blogar virou coisa de tiozinho de meia-idade? Twitter, Facebook e outros meios de publicação de conteúdos na rede como o Tumblr e o Posterous teriam matado os blogs com um candelabro na biblioteca, tal qual o Coronel Mostarda?

Nem 8, nem 80. Concordo com a conclusão de Mark Evans, colunista do The Globe and Mail, que parafraseou aquela frase clássica de Mark Twain: “as notícias sobre a morte dos blogs são muito exageradas”. Pois, se é fato que jovens de 12 a 17 anos, ao menos segundo a pesquisa citada pelo NY Times, estão deixando de manter blogs (de 2006 para 2009, o número de blogueiros nessa faixa etária caiu de 28% para 14%), basta fuçar o mesmo levantamento feito pelo Pew Research Center para constatar um outro número tão significativo quanto: entre os internautas com mais de 18 anos, o número de adeptos da boa e velha atividade de blogar subiu de 11% para 14%. Ou seja: tudo na vida é uma questão de perspectivas. Recordo aqui uma pérola de sabedoria do grande filósofo Homer Simpson: “As pessoas inventam estatísticas para provar qualquer coisa. 40% das pessoas sabem disso!”.

Não custa lembrar também que Tumblr, Twitter e Facebook, “vilões” citados em todas as principais matérias que profetizam de modo mãedinastico a agonia dos blogs, não deixam de ser novas formas de publicar conteúdos na internet. São mais simples, mais rápidas e práticas do que um Wordpress ou um LiveJournal da vida? Sim, mas não deixam de ser novas ferramentas de blogagem, que facilitam o trabalho de quem não tem tempo de redigir longos posts ou prefere publicar fotos, ilustrações e vídeos com uma e outra linha de texto. Além disso, como bem pontuou a edição de 2010 do State of the Blogosphere, pesquisa anual feita pelo Technorati, blogueiros têm usado Facebook e Twitter como ferramentas eficientes para divulgar seus posts e trazer novos visitantes a suas páginas. Enfim, trata-se de um filme que já vimos outras vezes: a fotografia não matou a pintura, a TV não acabou com as rádios, blogs convivem com as redes sociais e cada qual tem o seu espaço e função neste cenário de convergência de mídias.

Por fim, resgato uma declaração dada por Scott Rosenberg, autor do excelente livro “Say Everything”, sobre a história da blogosfera e os rumos que ela está seguindo. Em entrevista à revista Time, afirmou Rosenberg: “Antigamente, blogs eram considerados triviais, mundanos e cheios de posts comentando coisas como o que você tinha comido no almoço. Essas mensagens agora estão no Twitter – junto com outras coisas, é claro – enquanto blogs servem como uma esfera pública para expressar ideias e um local no qual pessoas exercem sua criatividade e auto-expressão”.

Sim, os blogs permanecem vivos, fortes e perseverando por aí: revelando novos talentos, divulgando causas e, principalmente, conectando pessoas afastadas geograficamente, mas unidas através de ideias, ideologias, idiossincrasias e amizades.

http://www.techtudo.com.br/platb/blogs/2011/03/04/decretaram-a-morte-dos-blogs-de-novo

Palavras Chaves: Tecnologia; Blogs.



Comentário:


As ferramentes, hoje, são criadas com o objetivo de englobar tudo o que há de velho, além de novas ideias. Uma única ferramente serve para postar textos, vídeos, falar sobre sua vida pessoal ou profissional, no que antes servia para apenas um único sistema. Então, consequentemente, as mais antigas vão perdendo seu prestígio e dando lugar às novas, como na matéria citado o Facebook, o Twitter, o Tumbrl. Perdendo seu prestígio e status, sendo subtituidas por novos meios, porém há ainda aqueles fiéis blogueiros que não dispensam o sistema de um blog, como há aqueles que preferem mudar com o que vem sendo mudado.

Alana Auricchio

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